domingo, 22 de novembro de 2009

CANJIQUINHA.


Ingredientes:
2 xícaras chá de canjiquinha(quirela de milho) amarelo.
2 litros de água.
1/2 kg de costelinha de porco fresca.
150 grs de bacon picadinho.
2 colheres sopa de óleo.
1 cebola média picada.
1 pimentão verde picado.
2 dentes de alho picados.
3 tomates grandes sem sementes picados.
4 colheres sopa de cheiro-verde picado (cebolinha e salsinha).
Sal e pimenta-do-reino a gosto, ou se preferir pimenta-malagueta amassada a gosto.

Preparo:
Limpe e lave bem a canjiquinha. Coloque em uma panela, cubra com a água e leve ao fogo alto e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, juntando água quente quando necessário, até ficar macia com a consistência de angu.
Retire do fogo  e reserve.
Em outra panela, coloque as costelinhas, o bacon e o óleo leve ao fogo mexendo sempre, até ficarem bem douradas e sequinhas(se ainda não estiverem macias junte água quente aos poucos até completar o cozimento).
Retire do fogo escorra a gordura e retire o bacon reserve em local aquecido. Volte a panela ao fogo com a costelinha novamente, junte a cebola, o alho, o pimentão e os tomates, cozinhe mexendo sempre por mais 5 minutos.
Acrescente a canjiquinha e deixe ferver. Tampe a panela e cozinhe por mais uns 15 minutos, regando com água quente se necessário.
Verifique o tempero e junte a pimenta, o sal e o cheiro-verde misture e retire do fogo. Coloque em uma tigela de servir e espalhe o bacon reservado por cima. Sirva a seguir.

Conheça um pouquinho da história:
Diz-se deste prato tradicional que "A canjiquinha já matou a fome de muitos mineiros". Os pratos feitos a base de quirela de milho socado no pilão estão entre os mais comuns do dia a dia do mineiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails