domingo, 8 de novembro de 2009

BRIOCHE RECHEADO



Ingredientes do brioche


15 grs de fermento para pão.
1/4 xícara chá de água morna.
1/2 xícara chá de menteiga em temperatura ambiente.
3 ovos.
1 gema.
1/4 xícara chá de açúcar.
1 colher chá de sal.
5 xícaras chá de farinha de trigo.


Para o recheio
2 maços grandes de espinafre lavodos.
1 cebola grande ralada.
4 dentes de alho picados.
1/4 xícara chá de azeite.
1/2 xícara chá de nozes picadas.
Sal a gosto.
1 ovo ligeiramente batido para pincelar.


Preparo
Em uma tigela dissolva o fermento na água morna reserve.
Em outra tigela misture o leite,a manteiga, os ovos,a gema, o açúcar e o sal. Junte ao fermento dissolvido, acrescente a farinha e misture bem,(ou bata no processador até a mistura ficar firme) Amasse com a palma das mãos de 8 a 10 minutos, Até a massa ficar elstica e lisa(a massa é grudenta). Coloque a massa em uma tigela grande untada com manteigae gire-a para que fique bem untada. Dessa forma a massa não ficará com crosta. Cubra e deixe crescer em lugar peotegido e morno, por 1 hora ou até dobrar o volume. 


Enquanto isso

Prepare o recheio
Pegue uma panela grande, e coloque as folhas de espinafre, coloque um pouco de água na  panela e leve ao fogo médio, cozinhe até as folhas murcharem e ficarem macias.Retire do fogo e exprema as folhas e pique-as. Em outra panela frite a cebola e o alho no azeite até começar a dourar. Junte o espinafre e as nozes, misture tudo tempere  e cozinhe por mais 1 minuto desligue o fogo e reserve.

Pegue a massa depois de crescida e sove-a novamente sobre uma superficie enfarinhada, retire um pedaço da massa do tamanho de uma maça e reserve.
Com o reto da massa faça uma bola e coloque em uma forma alta de 22 cm de diâmetro, untada com manteiga. Pincele com o ovo batido, com a ajuda de três dedos faça uma depressão no centro da massa.


pegue o pedaço de massa reservada,faça uma bola menor e coloque-a no centro da outra massacom a parte mais estreita para dentro do buraco, pincele com o ovo batido e deixe crescer novamente até dobrar de volume.
Pincele novamente com o ovo e leve ao fornoquente a (250°C) por 35 minutosou até dourar bem.
 

Desenforme ainda quente e deixe amornar sobre uma grade ou superfície. Com uma faca de serra longa, corte  uma fatia da parte superior do brioche, como se fosse uma tampa. Deixe uma borda de 2 cm a baixo do centro e reserve.

Retire o miolo, deixando 1 cm de espessura nas paredes do brioche. Esmigalhe o miolo retirado no processador ou, aos poucas, no liquidificador e junte com a mistura de espinafre reserveda até formar uma pasta. Coloque dentro do brioche, ajeitando com uma espátula. regue com azeite e recoloque a tampa. sirva morno ou em temperatura ambiente.
Rende  12 porções.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails